Saiba como aproveitar ao máximo sua varanda gourmet

Compartilhe:



Tendência crescente no mundo da arquitetura, a varanda gourmet já é realidade na vida de muita gente. Cada vez mais, projetos apostam na inovação e no conforto e transformam a varanda tradicional em uma extensão da sala e também da cozinha, incluindo equipamentos que já vão além da churrasqueira, como cooktop, forno e bar.


O espaço torna-se - palavra de origem francesa que traz um ideal cultural associado com a arte culinária da boa comida e bebida - com a principal intenção de reunir família e amigos em um ambiente agradável. E apesar do nome francês, nada mais brasileiro do que se reunir ao redor de uma mesa para apreciar uma boa comida, na companhia de pessoas queridas, e ao ar livre para aproveitar nosso clima tropical com fartura e descontração.


Atualmente, esse ambiente é a melhor forma de ter um espaço privativo e confortável para receber os amigos e cozinhar sem a preocupação de ficar dentro da cozinha longe dos convidados. Além disso, a varanda gourmet pode também ser uma área de lazer, reservada para a jardinagem, para uma horta caseira, por exemplo, ou simplesmente um lugar para relaxar e tomar um bom vinho a dois.


QUAIS AS VANTAGENS DE UMA VARANDA GOURMET


A principal vantagem que uma varanda gourmet oferece é o conforto de um ambiente integrado que permite a interação do anfitrião com os seus convidados até mesmo durante o preparo das refeições. Você não precisa mais deixar as visitas esperando na sala enquanto termina de cozinhar.


Outro ponto de destaque é a privacidade. Diferentemente das áreas comuns, como a churrasqueira do prédio e o salão de festa, a sua varanda é privativa. Esqueça os vizinhos e desconhecidos circulando pelo seu evento. E dentro do seu cantinho, as regras são suas!


Além disso, esse ambiente abre a possibilidade de desfrutar de um ambiente externo sem sair de casa, no conforto do seu lar. Com um charme próprio, você pode aproveitar a sua varanda gourmet sempre que quiser se sentir como se estivesse ao ar livre.


E mais: não podemos esquecer que um ambiente bem planejado e bem aproveitado agrega valor ao seu imóvel e beneficia ainda mais o seu investimento.


COMO PLANEJAR A SUA VARANDA GOURMET


Na hora de pensar em um projeto de decoração para a sua varanda gourmet é essencial avaliar algumas características desse cômodo e seus objetivos com ele. Primeiro, compreenda o tamanho da sua varanda. Engana-se quem pensa que varanda gourmet só existe em apartamentos grandes. Existem diversas opções de plantas que permitem a integração de espaços mesmo em plantas pequenas e, com o planejamento adequado, é possível desenvolver um projeto bem charmoso. Tenha isso em mente para não sufocar nem poluir o ambiente com informação demais. O próximo passo é pensar no uso principal da sua fachada.


Você quer fazer churrasco, cozinhar ou apenas relaxar? Esse tipo de pergunta deve ser respondida para você começar a pensar nos utensílios e mobiliários necessários em cada caso. Se você for apaixonado por churrasco e tenha a ideia de receber muitos amigos, a sua decoração e a disposição dos móveis precisam considerar isso. Caso queira instalar uma churrasqueira, a dica é investir em modelos elétricos, que são mais seguros, e em um bom sistema de exaustão para não encher a sua casa de fumaça. Agora, se você pensa em cozinhar na varanda, não se esqueça da pia, por exemplo. Ela pode vir no projeto inicial ou não. Mas, independentemente disso, será necessário incluir um apoio para o preparo do alimento, seja uma bancada de pedra, uma geladeira ou um cooktop.


Com as dimensões e os objetivos do ambiente, agora é o momento em pensar no melhor aproveitamento do espaço. O ideal é investir em móveis planejados para garantir o uso máximo de cada centímetro, cada quina e cada ângulo disponíveis. Isso melhora a circulação no espaço e a funcionalidade dos apetrechos.


E para um ambiente mais intimista e ainda mais integrado, é interessante considerar um fechamento com blindex ou vidro. Além de proporcionar mais aconchego, essa opção ajuda a proteger o local do frio e da chuva.



COMO DECORAR A SUA VARANDA GOURMET


Chegou a hora de explorar a criatividade para fazer a decoração do ambiente!


Mesas, cadeiras, poltronas, sofás e tudo mais que torne o ambiente o mais aconchegante possível é bem-vindo. Armários também são fundamentais para garantir a praticidade do ambiente. Mas o principal é a funcionalidade e a robustez dos objetos. Fuja de couro, pois ele estraga com o tempo, ainda mais se ficar exposto à luz solar diretamente.


Aposte em madeira revestida, inox, alumínio, ferro e vidro que são materiais resistentes ao clima. Não se esqueça de equilibrar os tons de cada móvel e cada acessório de forma harmônica com os demais ambientes. Muito contraste pode pesar a visão e desconstruir toda aquela ideia de conforto.


Para garantir leveza e aquele toque de natureza, plantas e vasos são uma ótima pedida. Além de decorar, elas auxiliam na qualidade do ar e na umidade do ambiente. Espada de São Jorge, pau d’água, palmeira areca, zamioculca e licuala são excelentes exemplos de plantas que são bem adaptáveis ao ambiente internos, não exigem cuidados demais e garantem um visual bem interessante na decoração. Para adicionar um pouco de cor, antúrio, bromélias, violetas, gérbera e begônias são ideais.


O QUE VOCÊ NÃO PODE ALTERAR NO SEU AMBIENTE


Antes de sair por aí reformando toda a sua varanda gourmet, fique atento a alguns regulamentos internos do condomínio e da prefeitura. Cheque as normas antes de começar qualquer alteração.


No geral, substituição de pisos, colocação de deques e substituição de luminárias são permitidos. O fechamento com vidro ou blindex só é permitido quando aprovado em assembleia.


Qualquer modificação que interfira visualmente e/ou estruturalmente na fachada é proibida.


O ideal é sempre consultar as normas do seu condomínio e conversar com o síndico para não ter dor de cabeça.


Por fim, mas não menos importante, é preciso prestar atenção à sobrecarga nas varandas, o que pode colocar em risco a estrutura do prédio. Cuidado com vasos exagerados e excesso de mobília.