Como é o financiamento imobiliário para autônomos? Entenda como ter o crédito liberado

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Há muito tempo, você já sabe que é possível usar o saldo do FGTS na compra de imóvel, certo? Contudo, trabalhar com carteira assinada não é uma realidade para todas as pessoas. Sendo assim, surge a pergunta: como funciona o financiamento imobiliário para autônomos? Será que apenas os trabalhadores formais podem ter acesso às melhores linhas de crédito?

Para ajudar você a entender melhor todos esses pontos, fizemos uma análise com os dados mais recentes do mercado e preparamos este material. Veja o que deve ser feito e comece a se planejar para a compra do seu imóvel!



Trabalho autônomo: uma nova realidade no Brasil

De acordo com dados do IBGE, cerca de 25 milhões de brasileiros trabalham de forma autônoma. Isso corresponde a quase 1/3 do número total de trabalhadores ativos em nosso país.

Como qualquer outro tipo de trabalhador, os autônomos trabalham para, entre outras coisas, manter seu padrão de vida. Isso inclui, então, a necessidade de ter um bom lugar para morar.

O problema é que pode ser difícil para um trabalhador autônomo se planejar para essa compra, pois ele tem uma empresa para administrar. Além disso, a falta de informação pode fazer com que essa pessoa perca boas oportunidades de negócio, como melhores taxas de financiamento imobiliário.

Como vimos, o trabalho autônomo é uma realidade no Brasil. Nada mais natural, portanto, do que essas pessoas terem acesso a condições amigáveis para a compra de um imóvel.

 

Comprovando renda sendo autônomo

Ao ter um holerite, um saldo no FGTS, a comprovação de renda se torna muito simples. Contudo, a realidade autônoma exige um pouco mais de organização para poder comprovar a renda, até porque muitos profissionais têm renda variável.

O primeiro passo para ter o financiamento imobiliário para autônomos aprovado é organizar a documentação. Veja quais documentos podem ser usados para a comprovação de renda na hora de comprar uma casa, um terreno ou um apartamento.

Extratos bancários

Os extratos bancários conseguem demonstrar a movimentação financeira de uma pessoa, por isso são a primeira opção para comprovar a renda de profissionais autônomos. O ideal é que sejam extratos dos últimos seis meses, mas algumas instituições aceitam dos três meses anteriores à solicitação de crédito.

Nesse caso, é interessante separar as contas bancárias da sua empresa da sua conta pessoal. No caso dos MEIs, isso não é obrigatório, mas é altamente recomendado, pois facilita a contabilidade da empresa, organiza informações e contribui para mostrar mais solidez financeira às instituições bancárias.

Declaração de Imposto de Renda

Temido por muitos e detestado por outros, o Imposto de Renda (IR) pode ajudar você a ter o seu financiamento imobiliário para autônomos aprovado. Isso porque ele traz um panorama completo sobre a sua vida financeira, ajudando as empresas a entenderem o seu momento econômico atual.

Sendo assim, não se preocupe pelo fato de não ter um holerite. Isso não impedirá o financiamento do seu imóvel, pois a declaração de Imposto de Renda com recibo de entrega cumpre o papel de comprovar seus rendimentos.

Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)

O RPA é um documento emitido por quem contratou o autônomo, sendo mais comum em algumas categorias de trabalho do que em outras — profissionais de saúde, como fisioterapeutas, costumam receber por RPA. Se esse for o seu caso, use os recibos para comprovar renda na hora de solicitar o seu financiamento imobiliário para autônomos.

Declaração Comprobatória de Prestação de Rendimentos (Decore)

Você sabia que profissionais autônomos podem solicitar uma declaração específica para um contador? O Decore deve ser feito por um contador devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Esse profissional analisará seus dados contábeis e emitirá uma declaração que comprove os seus rendimentos.

Esse documento também é aceito pelos bancos na hora de fazer o financiamento imobiliário para autônomos.

Documentos pessoais

Assim como qualquer outro tipo de financiamento, o imobiliário para autônomos exige a apresentação de documentos pessoais dos compradores: RG, Certidão de Casamento ou União Estável, CPF e comprovante de endereço. Lembrando que outros documentos podem ser solicitados.

As diferenças entre os imóveis residenciais e comerciais

Caso o profissional autônomo tenha uma empresa registrada em seu nome, ele pode financiar tanto um imóvel residencial quanto um comercial. Contudo, é importante esclarecer que esses tipos de imóveis têm finalidades diferentes, que definirão o modo como os financiamentos serão feitos.

A começar pelo fato de que imóveis comerciais ou empresariais não podem ser financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). É pelo SFH que a maior parte das linhas de crédito residenciais, como as linhas do Casa Verde e Amarela, operam. Sendo assim, recorrer ao CNPJ para comprar um imóvel para moradia pode se tornar inviável.

Embora seja verdade que uma PJ possa comprar terrenos, imóveis e até financiar a construção de um imóvel, ela deve fazer esses investimentos para fins empresariais. Mesmo no caso dos MEIs, que normalmente têm o seu endereço pessoal atrelado ao CNPJ de suas empresas, a compra usando o CNPJ pode ser pouco vantajosa.

Dicas para ter seu pedido de financiamento aprovado

Após ver que é possível fazer um financiamento imobiliário para autônomos, é preciso entender que esse processo pede organização. Vamos conhecer, então, algumas dicas que vão deixar você mais perto da sua compra?

Regularize-se

Trabalhar como autônomo não é sinônimo de estar na informalidade. Aliás, é esse estado que impede milhões de pessoas de terem acesso a linhas de crédito e diversos direitos.

Sendo assim, procure um contador para verificar qual é a melhor opção para um regime de tributação e formalize a sua atividade.

Separe a contabilidade

A sua empresa precisa de conta-corrente e cartão de crédito próprios — mas em hipótese alguma, deve recorrer a eles para quitar débitos pessoais. Dessa forma, você evita o endividamento, protege o seu negócio e ainda comprova solidez financeira para comprar um imóvel.

Pague seus tributos em dia

É comum ver autônomos, principalmente MEIs, atrasarem o pagamento das suas contribuições mensais. Isso é ruim porque encarece a quitação do débito, com juros e multas, e contribui para a queda do seu score de crédito.

Viu só? Agora que você sabe como o financiamento imobiliário para autônomos funciona, não precisa ficar com culpa por não ter uma carteira de trabalho assinada. As condições oferecidas aos autônomos são tão boas quanto as ofertadas aos celetistas.

Aliás, você pode comprovar essa informação fazendo uma simulação de crédito online no nosso site agora mesmo!