Por que este período traz ótimas oportunidades para comprar um imóvel?

Compartilhe:

Por que este período traz ótimas oportunidades para comprar um imóvel?

Com a crise nos mercados provocada pela pandemia do Covid-19, muita gente que planejava a compra de um imóvel pode ter decidido adiar a compra. Mas, será que, ao invés disso, este não seria um momento favorável a quem pode comprar?


É certo que períodos de crise sempre geram oportunidades para ótimos negócios. Elas podem não ser tão evidentes, mas, com uma boa pesquisa e contando com uma assessoria especializada, este pode até ser um excelente momento para comprar um imóvel.


Leia a seguir quais são os fatores que favorecem quem tem condições de efetuar agora a compra de um imóvel:


Imóveis com preços reduzidos


Nos períodos em que a procura por imóveis cai, naturalmente quem quer vender oferece condições mais vantajosas – especialmente a quem pode pagar à vista.


Se antes da crise os valores dos imóveis apresentavam tendência de alta, agora eles estão estabilizados ou sendo oferecidos por valores mais baixos. E isso ocorre especialmente com os imóveis de estoque – aqueles imóveis novos, recém-construídos, e que ainda não encontraram comprador.


Vendedores oferecem mais facilidades


Por essa razão, quem precisa vender agora está bem mais flexível para negociar valores e condições de pagamento vantajosas aos compradores.


Isso beneficia, sobretudo, quem já vinha planejando comprar agora um imóvel e dispõe de recursos para pagar à vista. Quem está nesta posição tem tudo para fazer um excelente negócio, comprando um imóvel com valores abaixo do mercado.


E assim, daqui a uns dois ou três anos, quando o mercado voltar a se aquecer, certamente o imóvel ganhará um valor de mercado com boa valorização em relação aos preços agora praticados.


Juros em baixa, renda fixa também em baixa


Para quem deseja comprar para investir, o cenário também é favorável a quem dispõe de recursos para aplicar em um imóvel.


Nos últimos anos, quando os juros ainda estavam em alta, aplicações com renda fixa atreladas à taxa Selic (os juros de referência do Banco Central) normalmente ofereciam mais retorno do que os alcançados com a valorização dos imóveis. Compensava mais aplicar os recursos no mercado financeiro do que no imobiliário.


Contudo, com os juros nos seus patamares mais baixos da história, a renda fixa passou a gerar retornos menores. E os imóveis oferecidos com valores abaixo do mercado têm potencial de retorno financeiro superior a essas aplicações em médio prazo.


Portanto, esse conjunto de fatores fez pender a balança para o lado do investimento em imóvel. Vale a pena fazer bem as contas para estimar esse retorno. E vale o alerta de também acompanhar a tendência dos juros, pois se eles voltarem a subir, esse cenário muda de figura.


Conte com uma orientação segura


Para aproveitar o momento e fazer um ótimo negócio, é preciso também contar com um bom especialista em imóveis. Fale com um dos consultores da Valor! Eles conhecem profundamente o mercado imobiliário de São Carlos e sabem quais imóveis, novos ou de terceiros, estão sendo oferecidos com preços vantajosos e com maior potencial de valorização futura.


Negociar um imóvel não depende somente de fazer os cálculos corretos, mas também de conhecer muito o potencial do mercado local e suas tendências. E para isso, nossos especialistas podem dar lhe orientações mais seguras para você tirar proveito das oportunidades do mercado.


Fale com a Valor para mais informações!